Sunday, May 21, 2006

Adrenalina

A adrenalina, ou epinefrina, é uma hormona segregada pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de stress, as supra-renais segregam quantidades abundantes desta hormona que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.

Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue, minimiza o fluxo sanguíneo no sangue e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários na perna e no braço e "queima" gordura contida nas células apidosas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo.





Origem do Nome
A palavra "adrenalina" foi criada pelo cientista que conseguiu isolar esta hormona pela primeira vez, o bioquímico japonês Jokichi Takamine, que formou o nome em questão tomando o nome dos rins, sobre o qual se situam as glândulas secretoras, como já mencionado.

Utilizou então ´ad-´ (prefixo que indica proximidade), ´renalis´ (relativo aos rins) e o sufixo ´-ina´, que se aplica a algumas substâncias químicas.

3 comments:

HBlugo said...

devias ter ido para farmácia.

Anonymous said...

epah...afinal as drogas tem 1 efeito positivo em ti...ate parece que dizes coisas com sentido...continua a injectar disso:P,n a serio ta louco,das aki a conhecer o que e a adrenalina e q,por acaso n sabia q tnhas 1 conhecimento tão profundo acerca da adrenalina.
keep up the good work,e ADRENALINA POWER sabs bem

Anonymous said...

Ja me sinto mais culta.. =P